Este projeto é decorrencia de estudos desenvolvidos em uma dissertação de mestrado. A ABNT, através da norma da NBR 13230, normatiza o uso dos símbolos indicativos de materiais plásticos para a reciclagem. O problema é que tal norma é uma recomendação de uso e não uma obrigação por parte das empresas, pois não há ainda legislação que as obrigue identificar os componentes plásticos de uma embalagem. Desta forma, a partir da NBR 13230, um dos resultados obtidos com o meu mestrado consistiu em redesenhar os ícones, privilegiando o uso nos mais diversos tipos de impressão e gravação, além de uma coerência formal e estética mais facilmente percebidas pelo público em geral.

O redesenho dos ícones serviu como base para a proposta de uma tabela para identificar os mais diferentes materiais que muitas vezes estão presentes na estrutura de uma embalagem, principalmente nas de alimentos. A proposição e uso desta tabela em breve serão divulgados neste espaço.

A adoção desta forma de identificação não é uma invenção brasileira, como alguns podem chegar a esta conclusão.  A SPI – The Plastic Industry Trade Association (EUA) instituiu esta nomenclatura na década de 80, sendo referência hoje em vários países, por mais que saibamos os problemas que possui de uso e aplicação. A intenção deste endereço é disponibilizar informação para que as empresas de embalagens e escritórios de design possam valer-se de um sistema com um desenho mais adequado a visualização e tecnicamente viável para os mais variados sistemas de impressão e gravação.

Para entrar em contato escreva para werlang@gmail.com.

0 Responses to “Sobre o projeto”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: